Segundo Gomes (2005), weblog é uma página na Web
destinada à inclusão de mensagens de texto e imagens visuais com pequenas
dimensões, ao qual se designam por “posts”. Estes “posts” são
apresentados de forma cronológica, ou seja, do mais antigo para o mais recente.
Por outro lado, Magalhães e Carvalho (2008) afirmam ainda que estas pequenas
mensagens de texto e imagens visuais são bastante frequentes por parte dos seus
utilizadores empregando temas do seu interesse, de uma forma livre e autónoma.
Hoje em dia, a
realidade das salas de aulas é diferente de há vinte anos atrás. Para
além do público ser diferente, e tal como o professor Tiago Falcoeiras
referenciou, nas suas aulas, as necessidades sociais também são outras,
tornando-se necessário que a escola dê respostas às exigências de um mundo
cada vez mais global e móvel. Desta foram, existe,
então a necessidade de explorar as ferramentas da Web 2.0, pois tal como
cita Jonassen (2007) “Para assimilar e melhorar
as suas aprendizagens, o aluno precisa de concretizar experiências
verdadeiramente significativas que o envolvam, efectivamente, na sua
realidade”. Para além disso, e tal como afirma Richardson (2006), o
contacto com os blogs, por exemplo, permite ao aluno entrar em contacto com
novas tecnologias, desenvolvendo assim as suas capacidades, quer a nível da
leitura, quer da escrita. Para além disso, esta grande ferramenta da Web 2.0
possibilita, ainda, a troca de experiências entre alunos e entre escolas, o que
é extremamente favorável e benéfico para a aquisição dos mais variados
conhecimentos.
Carvalho, A. A. (2008). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Ministério da Educação.
Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05 (pp. 311-315). Leiria.
Magalhães, M. P., & Carvalho, A. A. (2008). O blogue: uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e de comunicação na aula de Francês. In M. P. Magalhães, & A. A. Carvalho, Actas do Encontro sobre Web 2.0 (pp. 214-226). Braga: CIEd.
4 comentários:
Caras alunas,
na primeira linha da vossa mensagem afirmam que o blogue "é uma página destinada à execução...". Presumo que pretendiam dizer inclusão ou escrita.
No segundo parágrafo, as duas primeiras frases não têm autor, o que não corresponde ao pedido.
Finalmente têm dois autores referidos que não fazem parte da bibliografia (que devia ser referências bibliográficas) e um título na bibliografia que não é referido no texto.
Cumprimentos
Rosário
Na mensagem anterior esqueci-me de referir que têm erros ortográficos no subtítulo do blogue. Por favor emendem-nos.
Cara professora,
Desde já agradecemos pela chamada de atenção, tendo já efectuado as devidas alterações.
No que diz respeito ao segundo paragrafo, as duas primeiras frases não têm autor,devido a serem elaboradas por nós, com base nos conhecimentos e na matéria adquirida na aula do Professor Tiago Falcoeiras, de modo a dar uma continuidade e uma ligação ao que é referido pelos diversos autores e ao que aprendemos nas aulas.
Deste modo, gostaríamos de saber se o texto realizado poderá ficar assim ou deverá ser alterado e referenciado, exclusivamente, segundo autores.
Cumprimentos,
O grupo: Sara Ferreira e Diana Martins
Olá,
ok,podem deixar assim.
Cumprimentos
Rosário
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